Projeto INCUPES – Inauguração da Associação Comunitária de Cuidadores de Idosos de Campina Grande e Cooperativa Recriartes

No dia 2 de julho aconteceu a reunião de inauguração da Associação Comunitária de Cuidador de Idosos de Campina Grande – ACCICG. A associação é a primeira da Paraíba e primeira já em atividade no Nordeste, a mesma que já funciona no bairro Itararé no endereço do clube de mães do bairro (Rua Antônio Matias Figueiredo, 43).

ACCICG oferece serviços de cuidadores em domicílio e acompanhantes em hospitais e clínicas para idosos, com profissionais capacitados através de curso técnico em cuidador de idoso e iniciará a prestação de serviços ainda este ano.

A associação é resultado do projeto INCUPES – Incubadora de Empreendimentos Populares Solidários – da Fundação Pedro Américo aprovado no edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq – que desde 2013 em parceria com a Facisa oferece cursos de capacitação voltados para o benefício de moradores dos bairros Itararé e Multirão (bairros carentes da cidade de Campina Grande).

Durante este mês as associadas estarão no clube de mães do Itararé se reunindo uma vez por semana com a equipe do projeto, recebendo assessoramento jurídico, de comunicação e administração.

Reunião de propostas para divulgação da associação e leitura do regimento interno.

Quem também segue na fomentação de um empreendimento solidário são as mulheres da Cooperativa Recriartes. Depois de um breve recesso na produção, devido as vendas no parque do povo, elas retomaram suas atividades com uma reunião ordinária na Fundação Pedro Américo.

Foram decididos assuntos sobre a inauguração oficial da cooperativa que acontece no dia 28 de agosto no clube de mães do assentamento Santa Cruz no bairro do Itararé, também ficou decidido que no clube de mães será o espaço físico da cooperativa, seu endereço de funcionamento.

Também foram discutidas questões sobre a organização e funcionamento da cooperativa nos próximos meses. Até o mês de dezembro a cooperativa Recriartes ainda recebe capacitações e assessoramento em suas atividades através do projeto INCUPES.

Também foi em reunião que aconteceu a prestação de contas das vendas de produtos na barraca do parque do povo.

Dando continuidade as suas atividades as cooperadas estão recebendo aulas de patchwork para produção de novas peças.

Régua Incupes