TemperArt: Coorperativa de Temperos Gourmets com Arte

A INCUPES – Incubadora de Empreendimentos Populares Solidários –  que tem dois projetos de incubação em andamento, a Recriates (Cooperativa de costura e artesanato) e a ACCICG (Associação Comunitária de Cuidadores de Idosos de Campina Grande), agora conta mais um novo empreendimento popular, a TemperArt – Cooperativa de Temperos Gourmets com Arte.

A TemperArt consiste na incubação de mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica de bairros carentes de Campina Grande, para capacitação sobre as variações de temperos, chegando aos mais sofisticados bem como capacitá-las para o cooperativismo, tendo a oportunidade de se incluir na economia solidária com foco na geração de renda. O processo metodológico de incubação segue a mesma linha que os outros projetos da INCUPES, a de ensino-aprendizagem, com participação efetiva das beneficiadas sobre todo o processo que lhes é concedido, além de transferir tecnologia social com foco na inclusão social.

O novo curso terá  carga de 500 horas distribuídas em  diversas oficinas, desde noções de cooperativismo, passando pelo aprendizado de higiene pessoal, técnicas de compra e venda, até o início da produção efetiva dos temperos.

Na aula inicial, as participantes puderam conhecer um pouco do que vão aprender, sendo apresentadas ao novo modo culinário. Foram feitas comidas para a degustação visando aproximá-las do ambiente em que viverão daqui para frente.