TemperArt – Conhecendo os temperos

Dando continuidade a ideia e prática da produção de temperos TemperArt, mais um empreendimento da Incubadora de Empreendimentos Populares Solidários, as participantes tiveram seu primeiro contato manual com os possíveis produtos a serem produzidos.

O início da aula consistiu na dinâmica de conhecer cada tempero, os comuns e aqueles que não são tão populares entre a sociedade. Cada especiaria levada para a aula, ministrada pela professora Celênia Macêdo, foi sentida e tocada, para que o conhecimento de fato se concretizasse. Essa parte é muito importante para que as alunas e possíveis empreendedoras tenham propriedade para falar dos produtos produzidos.

Logo após a fase de troca de conhecimento teórica partiu-se para a prática. Os temperos, como o Sal de Ervas, por exemplo, foram levados prontos, porém, a prática e manuseio dos temperos tratava primordialmente da higienização pessoal e do local. Elas tiveram acesso a como se portar, se vestir e higienizar o lugar onde produzirão seus temperos, usando como o recurso de conhecimento o que aprenderam na oficina anterior, sobre higienização.

No fim, montaram kit’s, com as caixas que, antes de começar a oficina de teórica, pintaram e decoraram para serem o depósito em que os temperos serão vendidos de forma especial. A aula foi bastante produtiva e muita coisa ainda vai vir. A meta é que essas mulheres possam descobrir nesse e em outros empreendimentos a capacidade que têm de ter sua própria renda de forma comunitária.