Uma reflexão sobre a violência no Futebol

Como já sabemos, as atividades do pedrinho Inovador não se resumem a jogos de futebol, tanto é que para participar das atividades do campo os participantes precisam frequentar as aulas de leitura sobre futebol, realizadas no Clube de Mães do bairro Itararé.

Assim, neste último sábado, 30, alunas do curso de Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, juntamente com a oficineira do projeto, Flávia Renally, preparam uma atividades para a reflexão sobre a violência nos estádio de futebol, tanto dentro como fora dos gramados. Vídeos e atividades sobre o tema foram os mecanismos utilizados para obter a atenção das crianças.

No primeiro momento, as alunas visitantes fizeram uma dinâmica para conhecer os participantes do projetos que estavam presentes. Consistia em perguntas que elas elaboraram sobre eles e eles respondiam e depois partilham com os demais. Logo após, foram passados alguns vídeos recentes de brigas entre torcedores e torcidas organizadas bem como cenas de violência entre os próprios jogadores dentro de campo. Porém , cenas que demonstrassem o outro lado da moeda também foram enfatizadas. O respeito, a admiração pelo trabalho do outro, a alegria compartilhada com os torcedores, coisas essas que são essência real do futebol.

Após a exibição dos vídeos, o tema foi discutido e uma atividade foi proposta e realizada com sucesso. As crianças foram dividas e cada grupo recebeu uma cartolina e lápis para escreverem e relatarem o que gostaram, o que não gostaram e o que tiraram de lição dos vídeos. O resultado final foi muito satisfatório.

A segunda parte da atividade será dentro de campo, onde no próximo sábado eles irão aplicar os conhecimentos adquiridos dentro de sala no campo, quando estiverem no momento de lazer com os outros colegas…

Agradecemos o apoio do grupo alimentício São Brás, que nos ajudou com o lanche, disponibilizando seus deliciosos produtos para fazer a felicidade das crianças!!!