Cooperativa Recriartes no Parque do Povo

A Cooperativa de Costura e Artesanato – Recriartes, um empreendimento solidário que é resultado do projeto INCUPES, está com barraca no Parque do Povo expondo suas peças para copa e cozinha, produzidas através do projeto, durante o primeiro semestre deste ano.

Durante todo o mês de junho em que acontece a festa do Maior São João do Mundo na cidade de Campina Grande, cerca de 10 mulheres (uma parte do grupo de cooperadas) se revesam todos os dias vendendo e divulgando seu trabalho. A outra parte fica responsável por alimentar a produção semanal que acontece todas as quintas na Fundação Pedro Américo, entidade que é parceira do projeto e também disponibiliza o espaço físico para que o mesmo aconteça.

Também foi através da Fundação que as cooperadas conseguiram a barraca no parque do povo com o intuito de dar maior visibilidade ao artesanato que a cooperativa faz. O que está dando certo, segundo Maria Edilene – presidente da cooperativa – essa é uma grande oportunidade: “Estamos recebendo muitas visitas, principalmente no final de semana em que o público no evento do São João é maior. As vezes, mesmo quando não vendemos muitas peças trocamos contatos, divulgamos nossa cooperativa e fazemos novas amizades com outros artesãos que também estão aqui, compartilhamos experiências e isso é muito bom.” disse. Edilene, como todas as mulheres da cooperativa que são beneficiadas pelo projeto são de bairros carentes da cidade, agora elas têm mais uma chance de adquirir novos conhecimentos e gerar renda através da costura e do artesanato.

A barraca está aberta à visitações, desde o último dia 06, na vila nova da rainha localizada dentro do parque do povo a partir das 18h com peças para copa e cozinha.