Encerramento das atividades 2014 projeto INCUPES

Como todos sabem a Incubadora de Empreededorismo Populares Solidários (INCUPES) é um projeto desenvolvido pela Fundação Pedro Américo com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

A intenção é que a Incubadora crie uma ambiente propício para o nascimento de novos empreendimentos, ou seja, a incubação de empreendimentos solidários consiste numa metodologia de ensino e aprendizagem participativa, e de transferência de tecnologia social e gestão para a criação de empreendimentos solidários, valorizando a autogestão e a inclusão social dos indivíduos.

Na primeira fase do projeto, realizada desde o mês de abril, foram oferecidos cursos de formação profissional em cuidador de idosos e corte, costura e artesanato. O projeto é destinados a mulheres em situação de vulnerabilidade social que residem nos bairros carentes da cidade de Campina Grande como: Itararé, Multirão, Catolé e Assentamento Santa Cruz. Tem como parceiros a CESED e Facisa.

No ultimo sábado (20) foi realizado o encerramento das atividades do  ano 2014 com a entrega de certificados dos cursos, apresentação dos resultados da primeira etapa e uma confraternização entre coordenadores, colaboradores e as pessoas atendidas pelo projeto. As mulheres foram presenteadas com kit’s de beleza elaborados com a renda do bazar da mmartan (que aconteceu este ano). Houve ainda entrega de cestas básicas doadas pelo restaurante Campina Grill, a cada participante do projeto. Uma tarde de imensa alegria, reflexão, gratidão e descontração para todos os envolvidos.

A segunda parte das atividades do projeto INCUPES acontece em 2015, com a incubação dos novos empreendimentos firmados a partir dos cursos, inserindo essas mulheres no mercado de trabalho.

Confira algumas fotos da confraternização.