Conscientização sobre as práticas ambientais

O projeto Um remédio Chamado Leitura realizou no hospital Dr. Edgley, no setor de hemodiálise, onde acontecem a maioria de suas atividades sabatinas, uma atividade lúdica voltada ao  tema  meio ambiente. A atividade teve como principal função estabelecer uma reflexão critica dos pacientes sobre como tratar o meio ambiente, cuidados e preservação dele. Foi trabalhada a música Xote Ecológico, do grande e inesquecível rei do baião Luiz Gonzaga,  esta por sua vez estabeleceu uma ponte entre a encenação, musica e representação do que de fato acontece na nossa realidade.

Um dos pacientes que passa pelo processo de hemodiálise e vem acompanhando as ações do projeto desde que se iniciaram, relatou, que; ‘’Antigamente tinha prazer de ir ao campo e sair para caçar, já hoje em dia chora porque o homem destrói a natureza pela ganância de ter dinheiro.” Esse tipo de atividade, por mais que não que não pareça deixa uma semente de reflexão sobre as atitudes diárias tomadas e o que cabe de ser feito para melhorar. Quem sabe algum deles não resolva pôr em prática.

Por fim, foram entregues sementes de girassol aos pacientes para que eles pudessem da continuidade ao conhecimento adquirido sobre como melhor cuidar e valorizar a natureza.