No Dia da Responsabilidade Social, Unifacisa realiza ações no centro de CG

Há mais de 10 anos a Unifacisa e a FCM-CG, com apoio da Fundação Pedro Américo, participam das ações alusivas à Semana Nacional da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. O Dia D aconteceu no último sábado (23) na Praça da Bandeira no centro de Campina Grande e reuniu muita gente que aproveitou para cuidar da saúde e conferir as orientações educativas realizadas pelos alunos e professores que participavam da ação.

Armando Silva de Melo de 42 anos aproveitou o sábado de folga para ir ao centro da cidade e acabou participando da ação social da Unifacisa/FCM-CG. “É muito importante pra sociedade de Campina Grande esse tipo de atividade. Vocês estão de parabéns pela iniciativa. O pessoal foi muito simpático no atendimento e nas informações repassadas. É um evento grande e com muitos serviços. Eu tenho preocupação com minha alimentação e faço atividades físicas todos os dias, mas nem todos estão preocupados e por isso é importante informar a população sobre os cuidados da saúde”, afirmou.

A dona de casa Maria Lúcia de 43 anos também participou do evento e saiu satisfeita por saber que estava tudo bem com a saúde. “Os resultados foram ótimos. Tá tudo bem comigo, este ano ainda não fui ao médico fazer os exames de rotina, mas os que fiz aqui deu certo”, disse.

A aposentada Maria Dulce, de 61 anos, destacou que diante de tantos problemas de saúde no país as ações sociais representam uma oportunidade para quem não tem acesso a um serviço de qualidade. “Achei maravilhosa essa ação. A população precisa pelo caos que temos em nosso país de mais atividades como esta. Acho muito importante para comunidade”, afirmou.

A dona de casa Edilene Silva dos Santos de 39 anos, que mora na cidade de Queimadas, e estava fazendo comprar no centro de Campina Grande, aproveitou para verificar a pressão e conferir as orientações nutricionais. “É bom porque nem sempre temos acesso, às vezes o Posto de Saúde não está funcionando, ou o Hospital não atende, daí a gente tem a oportunidade de ver como anda nossa saúde”, disse.

A estudante do curso de nutrição da Unifacisa/FCM, Ana Clara Bezerra, afirmou que as ações sociais são uma troca de experiência e de conhecimento entre alunos e as pessoas que estão sendo atendidas. “A maioria das pessoas não sabem como está o peso, a pressão, então as ações sociais servem para fazer esse alerta para que elas cuidem mais da saúde. É tão importante para as pessoas que estão vindo buscar os serviços como para nós alunos que estamos aprendendo um pouco mais neste contato. Sair um pouco da sala de aula e conhecer a realidade destas pessoas. A ação social é de extrema importância e estou muito feliz por fazer parte deste projeto” destacou.

A professora do curso de enfermagem, Aleksandra Pereira Costa, afirmou que a responsabilidade social é fundamental para a sociedade. “Aqui nós trabalhamos não só a questão de boas práticas, mas todo um contexto, questão do cuidar, da alimentação, da saúde como um todo. Hoje, por exemplo, também é comemorado o dia nacional da saúde do períneo e estamos com um espaço para chamar atenção das mulheres. O que estamos observando são práticas interdisciplinares de todo um contexto, não só da saúde da mulher, mas da nutrição, da fisioterapia e das orientações jurídicas repassadas pelos estudantes do curso de Direito. O mais importante é estar acolhendo não só a comunidade, mas os alunos também. A Unifacisa nunca deixou de participar dessas ações”, concluiu.

O dia Nacional de Responsabilidade Social do Ensino Superior Privado é um evento anual organizado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). A Associação procura estimular as Instituições de Ensino Superior de todo o país a realizarem projetos sociais de extensão junto às comunidades.